sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sai pra lá, manchas!




Este post é em especial para minha própria pessoa, ou para pessoas que - assim como eu - são beeem desastradas. Mas na realidade, quem é que nunca sujou ou manchou aquela roupinha que você tanto gostava? Ou que já estava lindo para sair e acabou estragando tudo?
Sempre que sujamos alguma peça de roupa a primeira preocupação é tirar logo aquela mancha. Algumas saem com água e sabão, mas e aquelas que dão o maior trabalho e que acabam estragando o tecido?
Por isso tenho aqui algumas dicas de como remover as manchas mais comuns do nosso dia-a-dia.


Batom
Antes de lavar com água e sabão, passe um algodão e tire o excesso. Depois lave com detergente alcalino. Se ainda assim a mancha não sair, misture removedor e um pouco de detergente neutro em um recipiente pequeno. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

Café
As manchas recentes devem ser lavadas na hora. Já as antigas, devem ser removidas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Cerveja
Passe algodão com álcool sobre a mancha. Em seguida, lave com água morna e sabão em pó.

Chiclete
Esfregue uma pedra de gelo no avesso da região do tecido em que o chiclete está grudado. Depois lave com água quente e sabão.

Chocolate
Em geral, água quente e sabão resolvem o problema, mas em casos de manchas mais difíceis, é necessário o usar água oxigenada.

Esmalte
Em tecidos finos, é melhor usar água oxigenada e, em seguida, lavar com água e sabão. Em tecidos mais comuns, use a própria acetona ou o removedor de esmaltes.

Ferro de passar
Manchas mais suaves devem ser molhadas com água e expostas ao sol. Em casos mais graves, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um algodão umedecido em água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue amido de milho (Maizena) e deixe ao sol por algumas horas.

Frutas vermelhas
Primeiro lave com água e sabão. Isso deve resolver, mas se não der certo, deixe de molho numa mistura de água sanitária e espuma de sabão. Se ainda assim a mancha não sair, lave com vinagre e álcool.

Gorduras
Molhe uma escova de roupas em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita a operação embebendo a escova, desta vez, em água e vinagre. Outra alternativa é colocar bastante talco sobre a mancha e deixar descansando por muitas horas.

Graxa de sapato
Normalmente, a mancha sai bem quando removida com detergente alcalino. Se não for o suficiente, esfregue suavemente um pouco de removedor com detergente neutro no local e, em seguida, lave.

Lama
Se for tecido claro, lavar com água fria e depois com água misturada com vinagre. Em casos de tecido escuro, esperar que ela seque e, em seguida, limpar com escova áspera.

Mofo
Enxágüe o local com uma solução de amoníaco e água (uma colher de sopa para dois litros). Em manchas mais difíceis, deixe a peça de molho em água bem quente com sal, até esfriar. Em seguida, coloque suco de limão e sal sobe a mancha e deixe o tecido exposto ao sol por algumas horas. Depois lave normalmente.

Molho de tomate
Molhe a mancha com água imediatamente e, logo em seguida, coloque amido em pó, deixando secar bem. Retire a sujeira com uma escova e lave com água e sabão.

Sangue
Lave o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lave novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.

Suor
Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido.

Tinta de cabelo
Remover a mancha com uma mistura de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais. Proteja as mãos na hora de aplicar a química.

Tinta de caneta
Uma das machas mais difíceis de sair. A sugestão é esfregar com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.

Tinta de parede
Deixe o tecido de molho em aguarrás. Se a mancha for recente também sai com querosene, gasolina ou benzina.

Vela
Retire o excesso de cera esfregando o lado cego da faca na região danificada. Depois, coloque a mancha entre dois mata-borrões (papéis absorventes), passando um ferro quente.

Vinho
Lave o tecido com água e sabão e se a mancha persistir, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Na hora em que o vinho for derramado, você pode polvilhar bastante sal ou espremer um limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e depois lavar com água e sabão.




Pronto! pronto!
Agora se sujar suas roupas não precisa mais entrar em pânico.
Espero que tenham gostado.

Beijos Jenny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário